sábado, 3 de outubro de 2015

Hoje Érika Martins completa 37 anos!


Érika Menezes Martins (Amparo, 3 de outubro de 1978 ) é uma musicista brasileira, ex-vocalista e guitarrista da banda Penélope. Após o fim do grupo em 2004, partiu para carreira solo.

Foi indicada aos prêmios Grammy Latino, MTV e Multishow, 6 discos lançados (3 em carreira solo,), duetos com Arnaldo Antunes, Erasmo Carlos, cantora mexicana Julieta Venegas (que gravou a faixa e o clip de "Lento", no seu primeiro disco solo), Raimundos, Wanderlea e outros; com Herbert Vianna gravou "Inbetween Days" do grupo The cure , inclusive, Érika fez uma versão em Português, a primeira feita no Brasil, que foi liberada pessoalmente por Robert Smith , vocalista da banda inglesa.

Em 2009, lançou o seu primeiro e homônimo álbum Solo, co-produzido por Tom Capone, Carlos Eduardo Miranda, Constança Scofield e Tomas Magno. O disco entrou na lista de melhores do ano pelo jornal O Globo/ Rio de Janeiro. Conta com a participação da cantora mexicana Julieta Venegas na faixa e no clip de "Lento".

Em 2010 lançou Curriculum, comemorando 10 anos de carreira. Um álbum-coletânea abrangendo toda sua carreira, incluindo as passagens pelo Penélope , Lafayette & Os Tremendões, sua carreira solo e participações especiais (como em "A Mais Pedida", do Raimundos e "INBETWEEN Days" no disco solo do cantor Herbert Vianna) .

O novo disco, Modinhas inspirado no gênero Modinha, foi lançado em janeiro de 2014 pela gravadora Coqueiro Verde e selo Toca Discos, foi produzido por Felipe Rodarte, gravado no estúdio Toca do Bandido/RJ e teve a participação do cantor pernambucano Otto, o duo Chileno Perrosky , o grupo Autoramas, Nevilton, João Viana, Humberto Barros e Fred (ex-Raimundos) - que também integra a banda da cantora nos shows. O disco conta com uma faixa inédita do Tom Zé, em parceria com Elifas Andreato, feita especialmente para Érika cantar.
O release do disco foi feito pelo escritor Xico Sá.

Érika acaba de retornar, agosto de 2014, de uma turnê na Europa, que passou por países como Alemanha, Holanda, Espanha - incluindo headline do festival "Lavapies Diverso" em Madrid.
A capa do disco é inspirado nos bordados do norte de Portugal, de onde era o seu pai, e nos Lenços de namorados. O disco recebeu excelentes críticas por todo o Brasil, incluindo a cotação máxima do jornal O Globo.

Érika é também a voz feminina do grupo Lafayette & Os Tremendões e idealizadora e apresentadora do projeto 'Chuveiro in Concert', que esteve em cartaz todos os domingos de janeiro e fevereiro/2014 no MAM/RJ na Festa Bailinho do produtor e ator Rodrigo Penna.

Desde o começo de 2015, Érika é integrante da banda de rock Autoramas, que, com a saída do baterista Bacalhau (que pretende retornar a formação original do Planet Hemp) e da baixista Flávia (que casou e se mudou para a Dinamarca), passou a contar também com Melvin (baixo), Fred Castro (ex-baterista do Raimundos), além de Gabriel Thomaz (vocais), o único membro original. Na nova banda, Érika toca guitarra, percussão e teclados, além de também ser vocalista. 


O site Ultimo Volume, deseja todas as felicidades do mundo e muito secesso para o novo projeto! E muitos anos de Rock Roll!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário