terça-feira, 9 de julho de 2013

Depois de um show perfeito em SP, CJ Ramone ainda atendeu aos fãs



Assistir a um show de CJ Ramone é sempre uma experiência reveladora sob diversos aspectos. Difícil encontrar alguém que saia de uma apresentação do ex-Ramones sem um belo sorriso no rosto e a certeza de que o baixista/vocalista/compositor conseguiu provar, uma vez mais, que os poucos que ainda insistem em subestimar a importância de CJ para a história do Ramones (incluam Marky Ramone nessa lista) simplesmente não têm a mínima noção da asneira que estão dizendo.

O Hangar 110 já estava relativamente cheio quando a nova formação dos Garotos Podres fez a abertura da noite. Falando nos novos membros, muita gente pareceu positivamente surpresa com a voz e a performance do vocalista Gildo, bem como com a apresentação da banda em geral. Se focando em todos os hinos underground que ajudaram a construir a história dos caras ("Rock de Suburbio", "Anarquia Oi!", "Papai Noel Velho Batuta" e outras mais), a banda passou seu recado e provou que pode muito bem permanecer na ativa apresentando um trabalho de extrema qualidade e que, nas palavras do baixista e membro fundador Sukata, "não vai parar só por causa de uma pessoa".

Após um intervalo que pareceu uma verdadeira eternidade, CJ Ramone subiu ao palco com o auxílio de Dan Root e Steve Soto nas guitarras, além de Michael Stemberg na bateria. O que a idade tirou de CJ em termos de movimentação de palco foi compensado com ótimas vocalizações, interpretação inspirada e um set list matador.

Logicamente que a maioria das músicas do show foi extraída do longo e brilhante catálogo do Ramones, mas foi ótimo ver várias músicas de seu álbum solo "Reconquista" - lançado em 2012 e considerado por muitos fãs o melhor disco solo gravado por um ex-ramone até hoje - incluídas, sendo cantadas e aplaudidas por todos. Nada melhor do que um artista que sabe celebrar seu passado sem ficar preso a ele. A música "Three Angels", incluída no disco novo e dedicada aos finados Joey, Johnny e Dee foi simplesmente um dos momentos mais tocantes do show.

O público presente foi inclusive agraciado com execuções primorosas de temas fundamentais - e não tão óbvios- do cancioneiro ramônico como "Glad To See You Go", "Endless Vacation", "She's The One", "Danny Says" e a versão mais rápida da história para a música-homenagem "R.A.M.O.N.E.S.", originalmente gravada pelo Motörhead e anos depois regravada pelos próprios laureados. Houve até tempo para uma rápido "Happy Birthday" dedicado ao produtor Cacá Prates, responsável pela tour de CJ por aqui. Tudo isso entrecortado pelas ótimas músicas de "Reconquista" e um público que se comportou relativamente bem para um show desse tipo. Isso, obviamente, se não contarmos os idiotas que sempre tentam subir ao palco para praticar stage diving pensando apenas em si mesmos e acabam atrapalhando os músicos, além de passarem vergonha ao serem devidamente atirados de lá pelos seguranças sempre prestativos.

Depois de quase 30 músicas e um ótimo show CJ ainda atendeu os fãs, distribuiu autógrafos e tirou fotos com os abnegados que se dispuseram a esperar por sua saída do local. Sem pressa, sempre humilde e servindo de exemplo a tantos artistas que encaram o contato com seus fãs como um incômodo ao invés de uma chance de agradecer a quem realmente valoriza seu trabalho. Que volte muitas vezes mais!

Set List:
01. Judy Is A Punk
02. Blitzkrieg Bop
03. Cretin Hop
04. What We Gonna Do Now?
05. Beat On The Brat
06. Listen To My Heart
07. She's The One
08. Ghost Ring
09. Rocakaway Beach
10. Danny Says
11. Strenght To Endure
12. You're The Only One
13. Psycho Therapy
14. Endless Vacation
15. Aloha Oe
16. Teenage Lobotomy
17. I Wanna Be Your Boyfriend
18. Glad To See You Go
19. Three Angels
20. Commando
21. 53rd & 3rd
22. Do You Wanna Dance?
23. Pinhead
24. The Crusher
25. Today Your Love, Tomorrow The World
26. California Sun
27. Havana Affair
28. R.A.M.O.N.E.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário